No verão eu assisti o filme "O Gosto Dos Outros" (Le Gôut Des Autres), que foi distribuído recentemente ao DVD.
Jean-Jaques Castella é um industrial raiando o estereótipo de novo-rico, casado com Angélique, uma mulher banal que se recusa a aceitar a fealdade do mundo que a rodeia, e que se refuga numa casa cor-de-rosa e no guarda-roupa. Quando travamos conhecimento com estes pesonagens, encontram-se num restaurante, tomando a refeição com Hubert, o ajudante contratado para auxiliar Castella e que provém de um meio completamente diferente, académico e educado, o que é fonte de inúmeros conflitos com o patrão.
Noutra mesa estão Bruno, o motorista, que está apaixonado por uma namorada que se deslocou para um estágio nos EUA; Bruno é um homem bom, que não vê mal em coisa alguma e acredita na pureza das pessoas. Na sua companhia está Frank, o guarda-costa contratado temporariamente, e que é a antitese do companheiro: ex-polícia, ciente da crueldade das pessoas e com um toque de mania de perseguição.
Em geral cinema francês já é garantia de um filme pelo menos original. É o caso. Um filme interessante, que aborda diversas relações - e paixões - e vai deixando a gente curioso pra saber o que vai ser de cada uma. Nada extraordinário, mas diferente e que se assiste com prazer por ser extremamente bem feito, como costuma acontecer com o cinema da França, notadamente em se tratando de elenco e direção.
Comments